quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

UM POUCO DA HISTÓRIA DA ESCOLA MONSENHOR EVANGELISTA


Em 1958, foi construído, pelo então  Governador do Estado do Amazonas, o Exmo. Sr. Dr. Plínio Ramos Coelho, em São Paulo de Olivença, prédio do Grupo Escolar, com apenas quatro salas de aula.
                           Em 1959, foi instalado com o nome de GRUPO ESCOLAR MONSENHOR EVANGELISTA DE CEFALÔNIA, em homenagem ao Primeiro Prefeito Apostólico do Alto Solimões, da Ordem dos Frades Capuchinhos. Era enérgico e inflexível nos objetivos, mas, de coração magnânimo. Buscou auxílio onde foi possível, erguendo escolas em nossa região e centros de saúde.
              A aula inaugural foi no dia 02 de março de 1959, com a presença do então Prefeito Municipal, o Exmo. Sr. José Elias e demais autoridades locais, oferecendo à comunidade 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental.
               Em 14 de julho de 1959, pelo Decreto nº 003, Diário Oficial de 21de janeiro de 1960, é criada oficialmente a nossa querida escola, e em 1966 passa a se chamar  ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR EVANGELISTA DE CEFALÔNIA.
            A primeira diretora foi a Sra. Safira Figueiredo, formada pelo Colégio Santa Dorotéia. A partir daí  temos nomes de ilustres professores que passaram pela Direção  desta escola:  LENITA DE CARVALHO, MERÇI DA  SILVA RIBEIRO,  LEONICE VIEIRA COELHO, SUELY MARIA TOURINHO DE SOUZ.  Em 1997, a Escola foi demolida em virtude de uma reforma que não aconteceu. A partir daí, veio funcionando com suas atividades escolares em prédios provisórios e precários sem nenhum conforto para os alunos. A comunidade escolar e professores unidos em uma só luta, reivindicaram um prédio escolar que tínhamos direito.
Foto: Renato Rocha, 02.02.2009


Hoje, a escola oferece a sua comunidade o Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano, Ensino Médio Regular e Projeto Igarité. Os professores lotados na escola são graduados nas diversas áreas. Juntos formamos uma equipe muito boa, unidos por um único objetivo lutar por uma educação de qualidade.

Um comentário: