sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

II MOSTRA DE PAINÉIS DE GESTÃO - SÃO PAULO DE OLIVENÇA


Estamos vivendo um momento muito especial. Em dezembro de 2011 aconteceu a II MOSTRA DE PAINEIS DAS ESCOLAS ESTADUAIS. Foi um momento de partilha, de compartilhar as conquistas, e realizar a transparência na Educação.
É com grande honra que fizemos a apresentação do painel da escola, onde todos puderam ter uma idéia clara do seu desempenho, se bom ou ruim, onde pudemos detectar onde podemos e precisamos melhorar,  assim como as atividades que são desenvolvidas.
 Conhecer a comunidade em que está inserida, suas necessidades, potencialidades e expectativas, adequando a elas seu trabalho de atendimento educacional, é a única forma possível para a Escola atender às suas finalidades - formar cidadãos, conscientes e capazes, fornecendo, ainda, os conteúdos e habilidades necessários à sua melhor inserção no ambiente social.

A DIVERSIDADE CULTURAL NA ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR EVANGELISTA DE CEFALÔNIA.
Cada escola tem a sua história, suas preocupações que a faz diferente uma das outras. A comunidade escolar tem uma população formada por diversos grupos étnicos com seus costumes, seus rituais e suas crenças. O nosso grande desafio é trabalhar a diversidade cultural e religiosa. Para isso o trabalho diversificado é muito importante que tem que envolver atividades realizadas em grupos ou individualmente, previamente planejadas ou de livre escolha por parte do aluno e/ou professor. Diversificar não significa formar grupos homogêneos com as mesmas dificuldades, mas a diversidade existente no grupo favorecerá a troca de experiência e o crescimento de cada um.

COMPROMISSO COM O NOVO PERFIL EDUCACIONAL

                   O tema este ano para a II MOSTRA DE PAINÉIS DE GESTÃO REFERE-SE ao professor atual.  O professor que busca construir e conhecer o universo do educando, que tenha bom senso, que permita e proporcione o desenvolvimento da autonomia de seus alunos. Que tenha entusiasmo, paixão; que vibre com as conquistas de cada um de seus alunos, não descrimine ninguém, não se mostre mais próximo de alguns, deixando os outros à deriva. Que seja politicamente participativo, que suas opiniões possam ter sentido para os alunos, sabendo sempre que ele é um líder que tem nas mãos a responsabilidade de conduzir um processo de crescimento humano, de formação de cidadãos, de fomento de novos líderes.
                            A equipe escolar da e.e.  Monsenhor Evangelista vem lutando para alcançar seus objetivos realizando um trabalho onde é extremamente necessária a união família/escola. A parceria escola/família, escola/comunidade é vital para o sucesso do educando.




A Escola Estadual Monsenhor Evangelista de Cefalônia, tem procurado desenvolver um trabalho pedagógico voltado para o sucesso de aprendizagem dos alunos. O preparo dos alunos tem levado em conta que não é interessante nem rendoso o quantitativo de conteúdos diários, mas, trabalhar de forma criativa, clara e objetiva, usando recursos didáticos e pedagógicos que facilitam a compreensão e aprendizagem do aluno. Para a realização desse trabalho a escola conta com o apoio dos meios tecnológicos.

Além disso, as parcerias para o desenvolvimento da escola é muito importante. Por isso, trabalhamos em conjunto com o Conselho Escolar, Secretaria de Educação Municipal, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria do Bem Estar Social, entre outras. Acreditamos  que o trabalho sério e coletivo, envolvendo a comunidade, é o caminho para a transformação. Por isso, precisamos dar nossa contribuição para que ocorram mudanças necessárias, para a garantia dos direitos de cidadania de toda a nossa comunidade estudantil.   
























Nenhum comentário:

Postar um comentário