terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Trabalho apresentado à UFAM, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina Multimídias Educacionais e Ferramentas de Autoria, ministrada pela professora Marleide da Silva Araújo, no Curso de Especialização em Mídias na Educação.

SÃO PAULO DE OLIVENÇA-AMAZONAS - 2011

PLANO DE AULA

Componente Curricular: Geografia
Ano: 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Aula:  A Rede Hidrográfica.
Unidade: II – O Espaço Natural Amazônico.
Objetivos :
- Compreender a dinâmica de formação das principais formas de relevo da superfície terrestre. 
- Entender que o "motor" dessa dinâmica são as correntes de convecção do manto. 
- Identificar os movimentos realizados pelas placas tectônicas na superfície terrestre. 

. Conteúdos:
- Formação e transformação do relevo. 
- Placas tectônicas. 
1 – No Data show fazer a apresentação de videos da transformação e formação do relevo.
2. Formação e transformação do relevo.
Ação das águas
Erosão pluvial: 
Erosão fluvial:
Erosão marinha:

Ação das geleiras 

Ação dos ventos

Ação humana sobre o relevo 
3 – Animação no power point sobre as placas tectônicas.
4 – - Placas tectônicas.
O Movimento de placas muda o relevo.

Causas do movimento das placas

Supercontinentes

Deriva continental


Flutuando no magma



5. Mapa mostrando a distribuição da atividade tectônica (tectonismo e vulcanismo)
4. Metodologias:
- Aula expositiva;
- Utilização de computadores (laboratório de informática)
- Data show;
. Recursos didáticos:
- Mapas;
- Animação;
- Reportagem;
- Fotos.
6. Avaliação:
Com base nas informações obtidas em sala, elaborar um texto com as ilustrações do tectonismo das placas, onde poderão utilizar a internet.










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