Trabalho
apresentado à UFAM, como requisito parcial para obtenção de nota na
disciplina Multimídias Educacionais e Ferramentas de Autoria, ministrada pela
professora Marleide da Silva Araújo, no Curso de Especialização em Mídias na
Educação.
SÃO PAULO DE OLIVENÇA-AMAZONAS - 2011
PLANO DE AULA
Componente Curricular: Geografia
Ano: 8º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Aula: A Rede Hidrográfica.
Unidade: II – O Espaço
Natural Amazônico.
Objetivos :
- Compreender a dinâmica de formação das principais formas de relevo da
superfície terrestre.
- Entender que o "motor" dessa dinâmica são as correntes de convecção do manto.
- Identificar os movimentos realizados pelas placas tectônicas na superfície terrestre.
- Entender que o "motor" dessa dinâmica são as correntes de convecção do manto.
- Identificar os movimentos realizados pelas placas tectônicas na superfície terrestre.
. Conteúdos:
- Formação e transformação do relevo.
- Placas tectônicas.
- Placas tectônicas.
1 – No Data show fazer a apresentação
de videos da transformação e formação do relevo.
2.
Formação e transformação do relevo.
Ação das águas
Erosão pluvial:
Erosão fluvial:
Erosão marinha:
Ação das geleiras
Ação dos ventos
Ação dos ventos
Ação humana sobre o relevo
3
– Animação no power point sobre as placas tectônicas.
4 – - Placas tectônicas.
O Movimento de placas muda o
relevo.
Causas do movimento das placas
Supercontinentes
Deriva
continental
Flutuando no magma
5. Mapa mostrando a
distribuição da atividade tectônica (tectonismo e vulcanismo)
4. Metodologias:
- Aula expositiva;
- Utilização de
computadores (laboratório de informática)
- Data show;
. Recursos didáticos:
. Recursos didáticos:
- Mapas;
- Animação;
- Reportagem;
- Fotos.
6. Avaliação:
Com base nas
informações obtidas em sala, elaborar um texto com as ilustrações do tectonismo
das placas, onde poderão utilizar a internet.
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