sábado, 7 de janeiro de 2012

PROJETO LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO NA EEMEC

ALUNOS DO PROJETO TRABALHANDO A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS NA E.E. MONSENHOR EVNAGELISTA EM SÃO PAULO DE OLIVENÇA-AM. 

Aos 21 dias do mês de fevereiro do ano letivo de dois mil e onze, realizou-se o primeiro encontro entre direção, professores e pais dos alunos convocados a participar do projeto Alfabetização e Letramento nos anos inicias do Ensino Fundamental da  Escola Estadual Monsenhor Evangelista de Cefalônia.

Foi explicado aos pais que a princípio seriam os alunos do 5° ano os contemplados em virtude da Prova Brasil, os professores de origem encaminhariam os alunos com aprendizagem não satisfatória na área de linguagem através de parecer descritivo. O projeto funciona no contra turno dos alunos, turno vespertino de 2° a 6° feira, tendo como responsável a professora Darcilene Tenazor Mendes.
A turma e composta por 35  alunos todos com dificuldade de leitura e escrita.

    Foto de : Renato Rocha Magalhães
            Como primeiro passo foi realizado o planejamento em cima dos pareceres descritivos encaminhados pelos professores de origem, foi confeccionado materiais didáticos que deram suporte as aulas.
O trabalho com os alunos foi feito através de rodas de leitura , histórias contadas, oficinas de leitura, cantigas de roda, adivinhas, parlendas, trava línguas, quadrilhas, caça-palavras, jogo de memória, cruzadinhas, tirinhas, leitura de imagem, pescaria de palavras, bingos de palavras, dados de leitura, dominó de palavras e frases, receitas, além de outros recursos pedagógicos oferecidos pela instituição.

            O projeto ofereceu aos alunos outras ações que contribuíram no desempenho e no gosto pela leitura, dos quais destacam-se: exploração dos livros da biblioteca, visita a biblioteca municipal, uso da sala de mídias, mini  teatro, dramatização, vidita familiar, passeios sócio-culturais.
  
           
   Durante a execução do projeto, a professora conhecia individualmente cada aluno, suas dificuldades, seus anseios , suas angustias; essas entrevistas ajudaram bastante a professora a ajudá-los em suas dificuldades como também no estima. Diante disto foi realizada as visitas em domicilio que comprovou suas emoções e comportamentos.
A maioria são filhos de pais separados, pais que bebem muito, mães solteiras, pais iletrados , pais indígenas, pais-avós, aluno vitima de estrupo, de drogas, de galera, filhos de agricultores e pescadores. Com isso, em muitas situações esses alunos que tem entre 08 à 15 anos ficam a maior parte do tempo sem acompanhamento da família.

             
 Vale ressaltar que final do mês de Agosto os alunos de 5° Ano retornaram a sala de origem para oportunizar os alunos de 3° Ano que  também enfrentam dificuldades na leitura e na escrita, estes passarão pelo SADEAM.
             O projeto serviu para chamar a atenção dos pais da necessidade desse acompanhamento familiar. É claro, que não conseguimos com todos, mas o resultado foi bastante satisfatório.
           

  O aluno integrante do projeto foi acompanhado pela professora diariamente, conforme o desenvolvimento retornava para a sala de aula de origem com o diagnóstico de superação, tendo assim a substituição seqüencial por outro aluno.
             O projeto foi executado com parceria com a Gestora, Apoio Pedagógico e Professores titulares das turmas.

 Alunos atendidos em 2011: 70
            Alunos que deixaram de participar: 06
            Alunos com conceito AS: 55
            Alunos com conceito ANS: 09


São Paulo de Olivença, 21 de dezembro de 2011.



Darcilene Tenazor Mendes
Professora do Projeto

RESULTADOS ESPERADOS:
Um dos grandes problemas que a Escola Estadual Monsenhor Evangelista de Cefalônia enfrenta é o número de alunos em sala de aula: aproximadamente 38 a 40 alunos, o que compromete o atendimento do Professor. Outro grande problema é a rotatividade de professores. No torno matutino a maioria dos professores é Processo Seletivo, e que não conseguem dominar a metodologia do ciclo. O resultado acaba sendo uma grande deficiência em Língua Portuguesa. Nossos alunos em sua maioria não conseguem dominar a leitura fluentemente, tem uma grande deficiência na interpretação. Com o desenvolvimento do Projeto, esperamos  superar essa grande deficiência da nossa escola, desenvolvendo nos nossos alunos os gosto pela leitura e conseqüentemente passem a realizar a interpretação de fatos a partir de sua própria percepção.
            Neste ano de 2011, o Projeto continua sendo desenvolvido apenas no turno vespertino, contra turno dos alunos atendidos que estudam pela parte da manhã que funciona o 1º ao 5º ano. Foram atendidos 70 alunos. A forma de atendimento dos alunos foi extremamente necessária para a superação das dificuldades. Acreditamos no Projeto, como possibilidades de
minimizarmos nossas dificuldades. Não conseguimos ainda diminuir nosso números negativos, mas, para esse ano letivo de 2012, nossa meta é superar esses problemas, traçando novas metodologias.

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