ALUNOS DO PROJETO TRABALHANDO A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS NA E.E. MONSENHOR EVNAGELISTA EM SÃO PAULO DE OLIVENÇA-AM.
Aos 21 dias do
mês de fevereiro do ano letivo de dois mil e onze, realizou-se o primeiro
encontro entre direção, professores e pais dos alunos convocados a participar do
projeto Alfabetização e Letramento nos anos inicias do Ensino Fundamental
da Escola Estadual Monsenhor Evangelista
de Cefalônia.
Foi explicado
aos pais que a princípio seriam os alunos do 5° ano os contemplados em virtude
da Prova Brasil, os professores de origem encaminhariam os alunos com
aprendizagem não satisfatória na área de linguagem através de parecer
descritivo. O projeto funciona no contra turno dos alunos, turno vespertino de
2° a 6° feira, tendo como responsável a professora Darcilene Tenazor Mendes.
A turma e composta por 35 alunos todos com dificuldade de leitura e
escrita.
Como
primeiro passo foi realizado o planejamento em cima dos pareceres descritivos
encaminhados pelos professores de origem, foi confeccionado materiais didáticos
que deram suporte as aulas.
O trabalho com
os alunos foi feito através de rodas de leitura , histórias contadas, oficinas
de leitura, cantigas de roda, adivinhas, parlendas, trava línguas, quadrilhas,
caça-palavras, jogo de memória, cruzadinhas, tirinhas, leitura de imagem,
pescaria de palavras, bingos de palavras, dados de leitura, dominó de palavras
e frases, receitas, além de outros recursos pedagógicos oferecidos pela
instituição.
O
projeto ofereceu aos alunos outras ações que contribuíram no desempenho e no
gosto pela leitura, dos quais destacam-se: exploração dos livros da biblioteca,
visita a biblioteca municipal, uso da sala de mídias, mini teatro, dramatização, vidita familiar,
passeios sócio-culturais.
A maioria são filhos de pais
separados, pais que bebem muito, mães solteiras, pais iletrados , pais
indígenas, pais-avós, aluno vitima de estrupo, de drogas, de galera, filhos de
agricultores e pescadores. Com isso, em muitas situações esses alunos que tem
entre 08 à 15 anos ficam a maior parte do tempo sem acompanhamento da família.
O projeto serviu para chamar a atenção dos
pais da necessidade desse acompanhamento familiar. É claro, que não conseguimos
com todos, mas o resultado foi bastante satisfatório.
O projeto foi executado com parceria com a
Gestora, Apoio Pedagógico e Professores titulares das turmas.
Alunos
que deixaram de participar: 06
Alunos
com conceito AS: 55
Alunos
com conceito ANS: 09
São Paulo de Olivença, 21 de dezembro de 2011.
Darcilene
Tenazor Mendes
Professora
do Projeto
RESULTADOS ESPERADOS:
Um dos grandes problemas
que a Escola Estadual Monsenhor Evangelista de Cefalônia enfrenta é o número de
alunos em sala de aula: aproximadamente 38 a 40 alunos, o que compromete o atendimento
do Professor. Outro grande problema é a rotatividade de professores. No torno
matutino a maioria dos professores é Processo Seletivo, e que não conseguem
dominar a metodologia do ciclo. O resultado acaba sendo uma grande deficiência em Língua Portuguesa.
Nossos alunos em sua maioria não conseguem dominar a leitura
fluentemente, tem uma grande deficiência na interpretação. Com o
desenvolvimento do Projeto, esperamos
superar essa grande deficiência da nossa escola, desenvolvendo nos
nossos alunos os gosto pela leitura e conseqüentemente passem a realizar a
interpretação de fatos a partir de sua própria percepção.
Neste ano de 2011, o Projeto continua sendo desenvolvido
apenas no turno vespertino, contra turno dos alunos atendidos que estudam pela
parte da manhã que funciona o 1º ao 5º ano. Foram atendidos 70 alunos. A forma
de atendimento dos alunos foi extremamente necessária para a superação das
dificuldades. Acreditamos no Projeto, como possibilidades de
minimizarmos nossas dificuldades. Não
conseguimos ainda diminuir nosso números negativos, mas, para esse ano letivo
de 2012, nossa meta é superar esses problemas, traçando novas metodologias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário