Os caminhos da educação são cercados de
desafios, não se pode negar. As novas formas de comunicação mediatizadas por
tecnologias, é um grande desafio na área educacional. Estamos vivenciando uma
revolução, pois nos permite realizar atividades em sala de aula de forma
diferente e muito atrativa. Esses
desafios, no entanto, não foram ainda enfrentados. Ainda teimamos em ser
resistentes ao novo, ao que desconhecemos, envolvendo o medo de utilização das
máquinas.
A utilização de novas tecnologias nas
escolas, não pode e não deve ser ação isolada de cada professor. Tem que fazer
parte da política educacional daquela escola. Sempre irá haver professores
contra, resistentes, mas, podemos atuar com aqueles que acreditam em ações
educativas utilizando essas tecnologias. Muitos ainda estão esperando apenas um
“empurrãozinho” para participar dessa inovação. Já conseguimos constatar mais
interesses, tanto nos professores quanto nos alunos. Mas, ainda não é
suficiente.
Precisamos estar envolvidos nesse
processo com responsabilidade. Estar atentos para as pesquisas na internet, por
exemplo. Pois na escola em que atuo é motivo de muita preocupação. Nesses
momentos, as pesquisas tornam-se fantasmas. O real objetivo do aluno na maioria
das vezes são os sítios de relacionamentos. Neste momento é que a equipe de
professores e gestor da escola tem que agir. Não é um simples trabalho. Assim
como não é simples ensinar a aprender. Mas, não podemos esquecer, que as
tecnologias estão um pouco mais ao nosso alcance. E para isso o desafio é,
orientar os alunos, estar mais perto deles, planejar todas as atividades
criteriosamente, e principalmente trabalhar em equipe.
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/conteudo_244926.shtml
portal.mec.gov.br/index.php?catid=23:noticias...midia...
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/conteudo_244926.shtml
portal.mec.gov.br/index.php?catid=23:noticias...midia...
Nenhum comentário:
Postar um comentário