sábado, 7 de janeiro de 2012

UTILIZAÇÃO DAS MIDIAS EM SALA DE AULA


Os caminhos da educação são cercados de desafios, não se pode negar. As novas formas de comunicação mediatizadas por tecnologias, é um grande desafio na área educacional. Estamos vivenciando uma revolução, pois nos permite realizar atividades em sala de aula de forma diferente e muito atrativa.  Esses desafios, no entanto, não foram ainda enfrentados. Ainda teimamos em ser resistentes ao novo, ao que desconhecemos, envolvendo o medo de utilização das máquinas.

A utilização de novas tecnologias nas escolas, não pode e não deve ser ação isolada de cada professor. Tem que fazer parte da política educacional daquela escola. Sempre irá haver professores contra, resistentes, mas, podemos atuar com aqueles que acreditam em ações educativas utilizando essas tecnologias. Muitos ainda estão esperando apenas um “empurrãozinho” para participar dessa inovação. Já conseguimos constatar mais interesses, tanto nos professores quanto nos alunos. Mas, ainda não é suficiente. 

Precisamos estar envolvidos nesse processo com responsabilidade. Estar atentos para as pesquisas na internet, por exemplo. Pois na escola em que atuo é motivo de muita preocupação. Nesses momentos, as pesquisas tornam-se fantasmas. O real objetivo do aluno na maioria das vezes são os sítios de relacionamentos. Neste momento é que a equipe de professores e gestor da escola tem que agir. Não é um simples trabalho. Assim como não é simples ensinar a aprender. Mas, não podemos esquecer, que as tecnologias estão um pouco mais ao nosso alcance. E para isso o desafio é, orientar os alunos, estar mais perto deles, planejar todas as atividades criteriosamente, e principalmente trabalhar em equipe.
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/educacao/conteudo_244926.shtml
portal.mec.gov.br/index.php?catid=23:noticias...midia...

Nenhum comentário:

Postar um comentário