sábado, 7 de janeiro de 2012

CRISTIANE GOUVEA DOS REIS PROJETO: PRODUÇÃO TEXTUAL NA INTERNET – O LUGAR ONDE MORO, apresentado à Universidade Federal do Amazonas-UFAM / Centro de Educação Tecnológica do Amazonas-CETAM / Programa de Educação continuada, do Curso Mídias na Educação Ciclo Básico – para obtenção de nota parcial, sobre orientação da professora tutora Maria do Socorro Serrão Brasil. SÃO PAULO DE OLIVENÇA-AM 2008 TEMA DA PROPOSTA: PRODUÇÃO TEXTUAL NA INTERNET – O LUGAR ONDE MORO. 1 Identificação da Escola A Escola Estadual Monsenhor Evangelista de Cefalônia, foi criada em 14 de Janeiro de 1959, após a publicação do decreto nº 003, no Diário Oficial da União nº 18.806 de 21 de Janeiro de 1959, passando à denominação atual em 1966. A estrutura física é toda em alvenaria, comportando 12 salas padronizadas – sendo uma destinada à TV escola – e mais as dependências administrativas. Um laboratório de Informática, com 20 máquinas, uma biblioteca com mais de 2.000 títulos, um pátio para comportar 200 pessoas área destinada à construção de uma quadra poliesportiva, um pomar - com parte dele destinado ao projeto: Horta na Escola. Corpo docente atual constitui-se de 32 professores graduados em vários cursos e muitos destes com a pós-graduação em áreas específicas: prestando serviços nos três turnos a uma clientela que vai deste o Ensino Ciclado, ou, Ensino Fundamental em 9 anos, EJA, Ensino Médio e Curso de Informática Básica – oferecido a toda comunidade – coordenado pelo CETAM. Segundo dados estatísticos da escola, em 2009 estão matriculados regulamente 1.048 alunos. O convívio social com as famílias e com a comunidade em geral vem melhorando a cada ano, graças ao PPP da escola, construído democraticamente e com um processo de inovação. O cotidiano escolar é marcado por uma intensa programação, embasada na Pedagogia Construtivista e Freiriana que dá suporte teórico na prática do ensino-aprendizagem. Isso vem melhorando o IDEB da escola que só aumenta a responsabilidade frente aos desafios docentes e sociais. Porém, na área das mídias e das tecnologias, não há um trabalho direcionado ou um planejamento a ser trabalho com projetos. Esta proposta pedagógica vem com o objetivo de apresentar as inovações na tecnologia, propondo aos colegas docentes uma nova forma de atuação, procurando estimular ao mesmo tempo as práticas em sala de aula. Justificativa: As novas tecnologias propõem-nos mudanças nos modos de ensino e de construção de saberes, ou seja, repensar a nossa prática pedagógica para tornar a aprendizagem mais lúdica, concreta e significativa. Nesse contexto e diante das possibilidades em enriquecer o fazer em sala de aula, o projeto propõe um trabalho diferenciado com os alunos do 6º ano do ensino fundamental, com intuito de que através da escrita colaborativa na internet, os alunos possam entrar em contato com outros alunos de outras escolas, conhecer suas origens, bairros e trocar informações. Desse modo, desenvolver o lado curioso, crítico, criativo. PúblicoAlvo: Alunos da 6º Ano do Ensino Funamental e Professores, da Escola Estadual Monsenhor Evangelista de CEfalônia . Objetivo Geral: Propiciar condições e inclusão e digital dos alunos, na era da tecnologia, através do intercâmbio na escrita colaborativa na internet. Objetivos Específicos: • Incorporar as novas tecnologias nas aulas para desenvolver o respeito mútuo, a solidariedade, o espírito crítico, o diálogo e compreensão entre as pessoas; • Possibilitar aos alunos, através desses recursos, a comunicação e socialização; • Incentivar a troca de experiência entre os alunos, através da escrita. • Estimular a produção e reescrita de textos. Metodologia: Os alunos do 6º ano, da Escola Estadual Monsenhor Evangelista de CEfalônia, inicialmente, serão informados e orientados a refletir sobre o tema: O lugar onde moro. Depois, faremos uma visita ao laboratório de informática para apresentação da página escrita colaborativa de textos de alunos de outras localidades. Após, daremos início a uma pesquisa mais aprofundada sobre nossa cidade e produzirem,os um texto sobre tudo que consideramos importante escrever. Digitar o texto, fazendo as correções necessárias, sob a orientação da professora, publicar na página da escola na internet. Recursos: Máquina; digital; Scanner; Computador/ Internet; Lápis, caderno. Livros, revistas, textos, etc. Cronograma 03/03 Apresentação da proposta aos professores e gestão da Escola Estadual Monsenhor Evangelista de Cefalônia. 09.03 Apresentação da proposta aos alunos do 6º Ano do ensino fundamental; 17/03 a 30/04 Entrevistar antigos moradores, coleta de dados mediante orientação da professora, sem ser em horário de aula. 02/06 a 11/06 – organização dos dados coletados: entrevista Profª X Alunos Sala de aula. 14/06 a 31/07 Apres.textos na internet. Profª X Alunos Sala.de informática. Vespertino Criar e-mail e login para o grupo. Profª X Alunos Sala de informática Vespertino Organização dos textos Profª X Alunos Sala de informática Vespertino Inserir textos, fotos. 01/08 – apresentação e divulgação do trabalho realizado para toda a comunidade escolar. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS ALMEIDA, F.J. Educação e informática. Os computadores na escola. São Paulo, Cortez, 1988. ALMEIDA, M.E. A informática educativa na Ciência da UFAL, Maceió, Anais do II Seminfe, Nies/UFAL, 1991. DOWBOR, L. “O espaço do conhecimento”. In: A revolução tecnológica e os novos paradigmas da sociedade. Belo Horizonte/São Paulo, Oficina de Livro / IPSO, 1994. MORAES, M.C. Informática educativa: dimensão e propriedade pedagógica. Maceió, 1993. PROINFO: Informática e formação de professores / Secretaria de Educação a Distância. Brasília: Ministério da Educação Seed, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário