sábado, 7 de janeiro de 2012

SEGURANÇA E INTERNET NA ESCOLA



As crianças e os jovens usam cada vez mais a Internet. Pais e professores, conscientes de que esta utilização acarreta vários perigos, sentem-se  preocupados. Será que o meu filho faz boa utilização da Rede (Web)? Que perigos correm os nossos alunos? Como atuar quando se é “apanhado” na teia que a Rede tece? Estas preocupações são  tanto maiores quanto menos conhecimentos têm  eles próprios sobre a linguagem informática, não  sabendo detectar situações de risco, sentindo-se incapazes de analisar e controlar o uso seguro da  Internet. Quanto aos jovens, são eles que melhor  dominam e usam a Rede. E são também eles que,  por ingenuidade ou curiosidade, mais riscos correm.Neste sentido, é necessário alertar, estar atento  e, sobretudo, atuar de forma preventiva junto dos  adolescentes. Os pais têm um papel fundamental  neste processo, pois os perigos podem começar  em casa. Sabemos que a maioria dos jovens têm  o computador no quarto, fora do controlo total dos  pais e que é na ausência deles, ou durante a noite,  que a “navegação perigosa” pode acontecer. As salas de conversa, o messenger, sítios de música,  filmes e jogos são as actividades mais frequentes  dos filhos. Conteúdos de pornografia, violência,  conversação com estranhos, invasão da privaci- dade através da publicidade não desejada, são as situações de perigo mais frequentes.  Alterações no comportamento dos filhos  dedicarem muito tempo à Net, receberem chamadas  telefónicas de desconhecidos, receberem prendas  ou encomendas de pessoas que os pais não conhecem, desligarem o computador muito depressa, ou mudarem de página rapidamente quando  os pais entram no quarto, isolarem-se da família  – são sinais a que os pais devem estar atentos. Como devemos, então, atuar?

As autoridades locais, em articulação com as escolas, tem que promover ações de sensibilização e informação sobre  o uso seguro e esclarecido da Rede. Como professora, não deixo de reconhecer a importância  destas ações, e achar importante a  realização de uma palestra dirigida a alunos e professores a realizar na nossa escola, pois  é  no espaço escolar que devemos  tomar medidas para proteger os nossos alunos e  ensiná-los a utilizar a Web de forma a garantir a  sua segurança.
Uma das ações para a utilização do computador e internet na escola, é a utilização de bloqueios de sites adultos. A formação da equipe de gestão, é que vai também definir a forma de fiscalização dessa utilização.
Por outro lado, não é possível as máquinas ficarem de enfeites e tudo ser proibido. Não basta somente a direção ou equipe de Gestão se preocupar com a forma de utilização. Mas, a equipe docente, e principalmente ela, deverá fiscalizar a forma. Quando as aulas são planejada, onde o professor é ativo, não corremos o risco.

Assim, ao aproveitarmos as potencialidades  desta ferramenta para melhorar as aprendizagens  dos alunos, vamos trabalhando com eles práticas  de segurança. Cabe pois a todos nós a criação de condições  para que se desenvolva toda uma  dinâmica de  projetos sobre este tema.
http://www.slideshare.net/andreadc/segurana-na-internet-na-escola
http://www.miudossegurosna.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário